Qual a acidez de um bom azeite?

 

O azeite de oliva, como o próprio nome diz, é feito da oliva (nossa famosa azeitona). Suas diferenças estão nas características sensoriais (quando provamos e sentimos seus aromas e sabores), químicas (análises de laboratório), de processamento (depende do cuidado do produtor) e se passou ou não por algum tipo de refinamento.

Entre os azeites, temos algumas diferenças de acidez que nos ajudam a escolher o azeite certo.

O Azeite extravirgem é aquele extraído apenas de azeitonas, por meio de processos físicos (máquinas) com temperatura e contato com o oxigênio controlados, o que mantém o produto com uma qualidade boa. Deve ter uma acidez menor que 0.8%.
azeite virgem tem as mesmas características de extração do extravirgem, com a diferença que a acidez deve ser menor que 2%. As vezes essa acidez é mais alta por ter entrado em contato com o oxigênio durante o processo.
azeite de oliva comum é obtido pela mistura do azeite de oliva refinado (passa por um processo químico para eliminar, muitas vezes, os defeitos do azeite) e do azeite virgem ou extravirgem. A acidez, nesse caso, deve ser menor que 1%. Mas lembrando que não é um azeite puro.


O ideal, seria um azeite de oliva puro, sem ser refinado. Afinal, o azeite nada mais é do que o suco da azeitona! Super simples, né?!
#azeiteseudia
Instagram/Twitter/Tumblr: @azeiteseudia

Comentários