Como escolher o azeite certo


No mercado, cheio de prateleiras com muitas opções de azeites, e temos que escolher um. Que difícil! Quem nunca passou por esse dilema?
Até eu, que estou acostumada com esse universo, me pego olhando as gôndolas procurando uma direção.
Bom, vamos lá, como comprar o azeite certo com algumas dicas:
Escolha entre um azeite extravirgem ou um virgem. Os óleos compostos, normalmente são uma mistura de azeite com outros óleos. Se quiser um extravirgem, preste atenção na acidez, que deve ser de 0,1% a 0,8%, enquanto o virgem não deve superar 2%.
Mas se aquela garrafa transparente, mostrando toda a cor verde-dourada do azeite te chamar a atenção, pense duas vezes, prefira os vidros escuros. A luz ajuda o azeite a oxidar (estragar) mais rápido, perdendo suas qualidades e características.
Fuja do ‘’anúncio’’ de primeira prensagem, ou prensagem a frio. Afinal, todos os azeites extra-virgens são processados, tornando assim, a informação repetitiva.
Compre uma embalagem que tenha a quantidade ideal para ser consumido em um mês, após esse período, ele perde suas qualidades e aromas específicos. E de preferência em vidro, alguns plásticos não fazem bem para a nossa saúde. Mantenha bem fechado em casa, em local escuro e protegido de calor e luz.
Vai uma dica importante, a regra do custo-benefício vale na hora da compra. Normalmente um azeite muito barato não é puro, ou não sofreu o processo adequado de engarrafamento e extração. Já o mais caro deve ter tido todo o cuidado merecido.
Só não ache que só porque é o mais caro do mundo, também é o melhor. O azeite, como qualquer outro alimento, tem sabores e tipos diferentes. Basta escolher aquele que você goste.
#azeiteseudia
Instagram/Twitter/Tumblr: @azeiteseudia

Comentários