Azeite Falsificado


Um tema frequentemente discutido é sobre a falsificação de azeites.

Isso começou a muitos anos atrás, quando começaram a colocar outros óleos misturados ao azeite de oliva. Faziam isso para deixar mais barato o azeite. 
Hoje em dia temos setores que regulamentam e controlam isso, e alguns testes químicos que podem ser realizados (porém, são caros). Mas ainda faltam profissionais para avaliar e dizer se o azeite é puro ou não. Esses profissionais irão degustar e fazer uma análise olfativa do azeite, para dizer sobre sua qualidade.

Ainda muito comum essa prática, o que devemos fazer para evitar essa situação e não comprar um azeite falso?

Primeiro, é desconfiar do valor. Um azeite muito barato, provavelmente não é de boa qualidade, ou está misturado.

Cheque os ingredientes, procure como Azeite de Oliva.

Prove. O azeite verdadeiro tem aromas de frutas, "grama recém cortada" e flores. No paladar, deve ser frutado, amargo e picante. (sabe aquele azeite com sabor e cheiro de azeitona? Pode ser puro, mas têm grandes chances de ser estragado)

De tempos em tempos na internet o pessoal do Mapa e outros orgãos divulgam sobre lista de azeites reprovados, eu inclusive fiz um post com a lista dos de 2019, é esse aqui - azeites reprovados-  onde ajuda bastante dar uma checada e ver se o que você tem em casa é bom para você.

Comprar um azeite falsificado não é ruim somente para sua moral, afinal, comprar gato por lebre ninguém quer. Mas também é perigoso, não sabemos o que eles colocam ali.

#azeiteseudia
Instagram/ Twitter/ Tumblr: @azeiteseudia

Comentários